VÍDEO: mar avança sobre casas e estruturas em praia que passou por alargamento em Florianópolis
07/10/2025
(Foto: Reprodução) Mar avança e atinge casas em praia alargada há 2 em Florianópolis; VÍDEO
A Praia dos Ingleses, na região norte de Florianópolis, amanheceu nesta terça-feira (7) com o mar sobre a faixa de areia. A ressaca causou prejuízos em 12 propriedades e derrubou muros e postes na praia que passou por uma obra de alargamento de R$ 18 milhões em 2023 para conter a erosão costeira.
A Defesa Civil acompanhava a situação há cerca de duas semanas, quando o mar já estava agitado. Entre segunda (6) e esta madrugada, no entanto, o mar avançou cerca de 3 metros sobre as casas (assista acima).
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Segundo Alexandre Vieira, diretor de operações da Defesa Civil, a área atingida é de cerca de 300 metros de extensão e, por conta da grande erosão, o alargamento no trecho foi levado pelo mar.
A prefeitura notificou moradores atingidos para retirarem os entulhos do local e evitar que eles sejam despejados no mar. Em relação aos postes atingidos, o município fará a manutenção.
🏖️ A Praia dos Ingleses tem cerca de 5 quilômetros de faixa e recebe milhares de turistas, especialmente no verão. O balneário leva o mesmo nome do bairro, que é um dos mais populosos da capital. Além da erosão marítima já registrou problemas com o avanço de dunas que chegou a engolir casas.
Mar avança e atinge casas na Praia dos Ingleses
Cristiano Gomes/NSC TV
O g1 procurou a prefeitura em busca das ações por conta dos impactos e aguardava retorno até a última atualização desta reportagem.
Estragos:
12 propriedades atingidas
5 postes danificados, sendo 3 caídos
Praia dos Ingleses atingida por ressaca nesta terça-feira (7)
Morgana Fernandes/NSC TV
Alargamento
O alargamento da praia foi finalizado em maio de 2023 e buscava recuperar a faixa de areia do local e combater a erosão que atinge vários pontos da cidade, usando a areia dragada de uma jazida submarina a mil metros da orla.
O projeto aumentou a faixa em cerca de 2,87 quilômetros, entre o Canto sul e 500 metros antes da Foz do Rio Capivari. O serviço foi realizado pela Prefeitura e pelo governo, com um investimento de cerca de R$ 18,8 milhões.
LEIA TAMBÉM:
Alargamentos de praias afetam orlas vizinhas e causam poluição
SC recebe alertas para temporais e queda de 5 °C na temperatura
Além dos Ingleses, outras praias de Santa Catarina já passaram por obras de engordamento para tentar frear a erosão costeira e ampliar os espaços de lazer e turismo. Porém, especialistas apontaram em um estudo que os serviços não resolvem totalmente o problema e causam consequências negativas às orlas vizinhas, além de provocarem poluição da água e do ar.
Na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por exemplo, pesquisadores já propuseram estudos detalhados sobre os impactos das megaobras, além da atualização das normas e regramentos. Paulo Horta, um dos integrantes da pesquisa, voltou a afirmar nesta terça a preocupação com o tema.
"O poder público dedicou milhares de milhões de reais a essas soluções que não se mostram soluções de fato. São efêmeras e, com isso, o dinheiro público literalmente foi levado pelas ondas. Então é muito importante que nós tenhamos um planejamento dessas intervenções com ampla discussão do cenário atual de agravamento da crise climática que a gente está vivendo", disse.
Mar avança e atinge casas na Praia dos Ingleses
Cristiano Gomes/NSC TV
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias