Primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol de MG é registrado em Poços de Caldas
07/10/2025
(Foto: Reprodução) Exames descartam suspeita de intoxicação por metanol em Poços de Caldas, diz prefeitura
Poços de Caldas registrou o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol em Minas Gerais. A suspeita foi notificada e descartada na segunda-feira (6). Com a notificação, o caso chegou a ser incluído no boletim epidemiológico nacional do Ministério da Saúde.
📲 Siga a página do g1 Sul de Minas no Instagram
De acordo com a prefeitura, pela manhã, um homem de 25 anos procurou atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com dores de cabeça, vômitos e fortes dores abdominais - quadro clínico compatível com intoxicação por metanol.
Imediatamente, foram realizadas as notificações obrigatórias, conforme estabelece a Nota Técnica do Ministério da Saúde, e acionado o plano de contingência municipal, que incluiu a transferência do paciente para a Santa Casa e a busca ativa do antídoto específico para o tratamento.
UPA de Poços de Caldas
Prefeitura de Poços de Caldas
Amostras de sangue foram enviadas para o laboratório da Unicamp, em Campinas. Os testes tiveram resultado negativo e a prefeitura foi comunicada por volta das 21h, levando ao descarte oficial do caso.
O paciente foi internado na Santa Casa, passou a noite em observação em bom estado de saúde e teve alta médica na manhã desta terça-feira (7). O local onde ele comprou a bebida foi fiscalizado pela prefeitura.
LEIA TAMBÉM:
Veja o que é #FAKE sobre bebidas contaminadas com metanol
PF faz fiscalização em empresa de bebidas em Poços de Caldas
Operação da Polícia Civil
Na segunda, Poços também foi alvo de uma operação da Polícia Civil de Carapicuíba (SP) para combater esquema de falsificação e comercialização de bebidas alcoólicas adulteradas.
Também houve ações em Osasco, Americana e Sumaré, no estado de São Paulo. Durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão, uma mulher foi indiciada e foram apreendidas 3.050 garrafas de bebidas adulteradas, 316 mil rótulos falsificados, além de diversos insumos utilizados no envase e na falsificação dos produtos. A polícia não informou em quais cidades os produtos foram apreendidos.
O que acontece no corpo nas primeiras 12, 24 e 48 horas após beber metanol
As investigações da Polícia Civil de São Paulo começaram em junho e buscam identificar e desarticular uma organização criminosa que fabrica e distribui bebidas falsificadas em toda a grande São Paulo.
O Brasil já tem 17 casos confirmados de intoxicação por metanol, segundo o balanço mais recente divulgado pelo Ministério da Saúde, e 200 ocorrências em vários estados do Brasil estão em investigação. O estado de São Paulo concentra a maioria dos registros, com 15 casos confirmados e 164 casos sob análise, o que representa mais de 82% dos casos suspeitos.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas